Livros Marketing Digital

curso-online-facebook-redes-sociais

Subscreva Canal

artigos

microsoft office 2013

Este artigo foi escrito no Word 2013 com o respetivo novo corretor ortográfico! Não sei porquê mas as teclas mexem-se mais rápido…

Não se fala noutra coisa (no âmbito tecnológico…). O novo Office 2013 será lançado provavelmente em Outubro. Até lá pode testar gratuitamente bastando para isso fazer o download, que pode instalar em simultâneo com o Office 2010 (deve escolher 32 ou 64 bits de acordo com a versão que já tem no seu PC):http://www.microsoft.com/brasil/office-preview/pt/try-office-preview

Visão geral Office 2013

A facilidade de guardar e partilhar on-line é um grande trunfo. Partilhe por e-mail, facebook ou linkedin, convide pessoas para ver ou editar através de um link, apresente on-line ou publique num blog.

E os PDFs? Agora já pode abrir, editar e voltar a converter em PDF ou manter noutro formato Office. Não só para os seus documentos que perdeu a versão editável, como para outros PDFs que não foram criados pelo utilizador, podendo editar cabeçalhos, tabelas, objetos, gráficos como se tivesse criado de origem (atenção, não há milagres…). Com certeza já ouviu muitas pessoas a fazerem esta pergunta, onde não existia uma resposta simples, para o comum dos utilizadores, sem que ele ficasse no modo zen para tentar assimilar uma resposta mais rebuscada. Pronto, agora é simples.

Ainda não se sabe se irá funcionar apenas no tablet da Microsoft (Surface) ou se estará disponível por exemplo no iPad e Android. Faz sentido que fique disponível em todas as plataformas, mas provavelmente prevaleçam mais vantagens a fidelidade ao Steve Ballmer.

Logo à partida, salta à vista a interface fantástica, preparada para tablets e sensível ao toque. Para além disso tem funcionalidades Cloud e colaboração integradas, que lhe permite começar no computador, continuar no portátil e terminar noutro dispositivo, através da sincronização no skydrive ou sharepoint para empresas. A possibilidade de encolher os separadores no topo (ribbon) e também passar para o modo full screen facilita mais o trabalho.

Cloud e Colaboração

No Word existe o modo de livro, muito prático para ler documentos, bastando um toque com o dedo para passar à página seguinte. Como o documento é guardado on-line, quando abrir noutro dispositivo, vai continuar a ler na página onde ficou, porque esta informação é guardada automaticamente. Novas ferramentas de alinhamento de imagens e objetos facilitam o posicionamento de elementos no texto (por vezes complicado em versões anteriores).

Outlook

Outlook muito simples e clean com melhorias significativas na usabilidade. Pode responder a um e-mail muito facilmente, começando de imediato a escrever no próprio e-mail após clicar em reply. Para quem não passa sem a ajuda da organização do seu dia-a-dia, agora basta um "mouseover" no calendário para ver informação. A integração com redes sociais e contactos é presente no Outlook, sendo transversal em todo o Office. Se se esquecer de anexar um ficheiro é agora avisado (Outlook deteta em função do texto referente) e a sua agenda agora vai ter previsão do tempo de acordo com o local que tem o compromisso agendado – algo muito pedido pelos utilizadores. Ah…e se o utilizador não estiver no escritório, é avisado, para que possa enviar a mensagem por outra via (mensagem de chat por exemplo) para obter resposta mais rapidamente.

O Power Point apresenta grande evolução especialmente no modo de apresentação com interface touch e mais informações úteis para o orador, de modo a facilitar a tarefa. Pode escolher logo um modelo inicialmente, por defeito é no formato 16:9 (antes era 4:3) facilitando a vida para quem quiser exportar em formato vídeo a sua apresentação para youtube (tal como no power point 2010 exporta no formato hd720 e não no hd1080) conservando animações, música e transições, algo simples mais muito poderoso para promover o seu negócio. No Power Point 2010 já podia converter para vídeo, mas teria de mudar para 16:9 o que iria desformatar a apresentação, que não tornaria tarefa simples uniformizar para exportar. Como já é comum encontrar videoprojetores em 16:9, assumir este standard é boa ideia. E como as apresentações vivem de imagem, pode agora inserir diretamente as suas imagens do facebook ou flickr sem ter de as gravar localmente primeiro – faz todo o sentido.

Excel com bons templates, modo de apresentação de dados e novas ferramentas muito boas. A realçar a facilidade de inserção de gráficos e a sua formatação. De acordo com os dados que está a inserir, poderá preencher o resto da tabela automaticamente sugerido através do padrão detetado. Com um clique direito, surgem agora inúmeras sugestões para formatação condicional automática, ferramentas, gráficos e outras melhorias de realce. E o Power View mostra resumidamente um conjunto de dados, facilmente personalizável para poder apresentar na reunião de trabalho.

Excel 2013

Toda a interface está sensível ao toque. Pode fazer zoom a objetos como já está habituado em dispositivos táteis ou usar as ferramentas. A revisão é agora mais intuitiva, ficando os comentários próximo do texto, sendo fácil acompanhar a discussão e implementar melhorias do documento.

Lembro-me de começar a usar o skydrive há já alguns anos, antes de os seus concorrentes se tornarem populares e quando o MSN Messenger ainda reinava. Esta ferramenta integrava com os contactos, para podermos partilhar pastas e ficheiros. Sempre foi interessante, mas acho que só agora é que a Microsoft está a saber promover corretamente este serviço integrando na solução de produtividade na nuvem.

Apesar do principal foco serem as empresas, a versão Office 365 que está acessível mediante subscrição, pode despertar interesse para utilizadores dispostos a pagarem uma pequena quantia para usarem on-line.

Acho que os smartphones são fantásticos e o mobile é uma realidade que facilita em muito quase tudo. Os tablets preenchem necessidades para muitos. Mas para trabalhar a sério ainda preciso de um teclado físico e um bom rato.

Sou do tempo que os computadores não tinham rato e agora ficamos sem ele de novo?

Fonte: http://marketingportugal.pt/index.php/pt/noticias/495-office-2013 

blog comments powered by Disqus