Livros Marketing Digital

curso-online-facebook-redes-sociais

Subscreva Canal

Redes Sociais

O mundo deixou-se conquistar pelo facebook. Qualquer cidadão pode manifestar o que pensa, sente ou está a fazer e em qualquer lado através do seu telemóvel – em alguns países com censura, nos social media, mas há sempre formas de contornar. Em Portugal cerca de 90% dos utilizadores de Internet têm facebook, que corresponde a cerca de 4,5 milhões de pessoas - isto é um poder enorme! Aliás, é dos países do mundo com a maior taxa de penetração facebook dos utilizadores de Internet. No mundo são 955 milhões, havendo mais de metade com acesso mobile (543 milhões), que está a crescer cada vez mais a cada dia que passa. Somos 7 mil milhões no planeta, dos quais 2,3 mil milhões têm acesso à Internet. Por isso podemos dizer que quase metade tem facebook. Se considerarmos que a China, alguns países de língua Russa e mais meia dúzia de países estão fora deste jogo, é realmente um império virtual.

Sobre as manifestações em Portugal, no dia 15 de setembro, em apenas uma semana convocou-se no facebook cerca de 1.500.000 pessoas em 40 cidades, estimando-se que 660 mil tenham saído às ruas, tornando-se provavelmente na maior manifestação em Portugal. Conhecem algum meio de comunicação com mais poder para mobilizar pessoas tão rapidamente? Todos podem registar os momentos e publicar em tempo real, as fotos fervilham por todo o lado. E não é só no facebook, é no twitter, youtube, blogs e sites informativos. É imparável!
Evento no Porto com 330 mil pessoas e evento em Lisboa com 760 mil

manifestacao_15_setembro_que_se_lixe_a_troika 

O blog oficial da iniciativa é http://www.queselixeatroika15setembro.blogspot.pt/ e pode visitar aqui a página oficial no facebook, que está a crescer aos milhares de fãs por dia, onde Lisboa é a cidade com mais fãs e na faixa etária dos 22 aos 44 anos.

As redes sociais e os social media dão um poder enorme às pessoas e têm sido usados em outros países, com resultados conhecidos.

Nunca se passou por uma crise deste nível e com tanta democratização da informação e acessos à Internet em qualquer lado, potencializada pelo efeito viral do facebook. Por isso, é difícil prever as reações em cadeia no mundo das redes socias e como se traduz em efeitos reais.

Estas manifestações não são organizadas por partidos políticos ou sindicatos, mas simplesmente pelas pessoas, que prometem ainda mais manifestações, desconhecendo-se para já a adesão e as proporções que podem ter. Mas existem já dois eventos criados para Lisboa, um deles com 80 mil pessoas e este com 35 mil.

A página de facebook de Passos Coelho, passou de cerca de 400 “pessoas a falar sobre isto” (métrica do facebook que indica o envolvimento dos utilizadores e a página em causa) para 76.000. E o crescimento de fãs passou de 1500 por dia, para 12.000 por dia, ficando agora com cerca de 100 mil fãs. As pessoas estão agora ainda mais atentas a qualquer comunicação no facebook, o interesse aumentou.

A página de facebook de Paulo Portas apesar de contar já com 40 mil fãs, tanto o crescimento de fãs e “pessoas a falar sobre isto” não é muito considerável para já, apesar de percentualmente ter aumentado muito.

Já o António José Seguro, encontra-se numa espiral ascendente, tanto de crescimento de gostos como de “pessoas a falarem sobre isto”, apesar de ainda ter 15 mil fãs.

Ainda é cedo para  interpretar melhor esta informação que ainda não reflete a manifestação de 15 de setembro, mas nos próximos dias estarão disponíveis mais dados.

A verdade está à vista, o mundo nunca mais será o mesmo depois do poder da informação estar em todo o lado. As mudanças acontecem a uma velocidade cada vez maior, não só na tecnologia mas também nas dimensões sociais. Assistimos em dois anos muitas mudanças no mundo graças à rede social que mais pessoas conseguiu conquistar, que não pára de crescer.

O que pensa sobre estas manifestações e a utilização da Internet e Redes Sociais? 

Veja estes artigos, também vai gostar:
Facebook Marketing, Mobile e Website
Pesquisa social e hashtags no Facebook
Vasco Marques aborda as vantagens das hashtag no Facebook e dá algumas recomendações sobre formas
Youtube Playbook Nov. 2012
Guia completo de boas práticas de como criar vídeo e atrair visitas através do youtube. Nova vers
Redes Sociais para Empreendedores - Instituto Superior de Gestão - Lisboa
Redes sociais empreendedores lisboa isg from Vasco Marques
blog comments powered by Disqus