Clique aqui para ver cursos online em promoção! ◄ Aumente as suas competências e oportunidades, plataforma e-Learning, dias e horários desejados, ao seu ritmo.

50% Cursos Mkt Digital

Subscreva Canal

Escolha um curso online

Mais vistos este mês

Cursos on-line

Crie sites profissionais com Wordpress
De uma forma simples e rápida coloque as suas ideias e projetos on-line. Desde o site pessoal com portfólio, site institucional, portal ou loja on-line. Oferta 60€ Google AdWords.
Facebook Empresas e Redes Sociais
Domine as páginas e aplicações para obter o máximo desta rede social. Vá mais além e integre o facebook com o seu site e outras redes sociais. Truques e dicas avançadas.
Marketing Digital e e-Business
Qual a melhor estratégia para o seu projeto ou organização? O que fazer para o colocar em prática e medir resultados? A web está em contraciclo. Implemente ideias com ROI.
MS Excel 2010 e 2013
Este curso aborda desde assuntos essenciais, área financeira, gestão, controlo, estatística e outras áreas. Muitos exercícios práticos. Formador certificado pela Microsoft.
Photoshop CS5 e 6
Tutoriais de tratamento de fotografia, otimização para web e redes sociais, montagens, apresentações, correções, remover objetos, criação de cartazes e flyers.
Google AdWords
Faça publicidade atrativa em imagem, interativo e vídeo. Use técnicas de ReMarketing para mostrar anúncios relevantes aos seus potenciais clientes.
Mobile Marketing
O seu site está otimizado para mobile? Quer criar uma aplicação de uma forma simples? Não sabe como criar QR Codes para vender? Quer criar anúncios e landing page mobile?
Edição de Vídeo
Para além de editar vídeo vai aprender a criar um slideshow, documentário, institucional, evento, apresentação da empresa, produto, vídeo viral, CV, cenário virtual e muito mais.

Agenda Eventos

Siga-me no Google+

artigos

Apesar de ter apenas 7 anos de idade, tornou-se o 3º site mais visitado do mundo. A cada minuto que passa, são enviados mais de 60 horas de vídeos e são vistos 4 mil milhões de vídeos diariamente, com 600 milhões de visualizações através de smartphone.

Lembro-me que quando o youtube foi lançado achei o conceito utópico: site baseado na partilha de vídeos dos utilizadores – e quem é que se vai dar ao trabalho de partilhar vídeos? Aquilo que era só para alguns, há poucos anos, agora resolve-se com um dedo e em qualquer local. Uma grande ideia antes do tempo é uma mentira. Como foi o caso da primeira rede social, no fim dos anos 90, quando as fotos tinham de ser enviadas por correio para serem digitalizadas, porque as imagens digitais ainda eram um sonho – não admira que mesmo após a bolha das dot.com a SixDegrees tenha sido comprada e faliu pouco tempos depois.

O site de partilha de vídeos surgiu numa altura em que a largura de banda começou a aumentar, não só uma boa câmara de filmar passou a ser acessível, como passou a estar no bolso de todos ou incorporada em muitos outros dispositivos. O tempo mostrou que afinal tinha tudo para dar certo e a Google assinou por baixo.

Não basta ter uma boa presença no facebook, é preciso integrar com restantes canais de comunicação on-line e off-line. É obrigatório estar no Youtube!

Vamos alinhar aqui algumas dicas práticas, para lhe poupar tempo, de como pode melhorar a sua presença, aumentando assim visitas ao seu site e possivelmente melhores resultados na sua Estratégia de Marketing. Atenção, não espere resultados rápidos, mas sim muito trabalho, que sendo desenvolvido de forma consistente, poderá colher frutos, mais tarde ou mais cedo!

Personalizar canal youtube, é o primeiro passo

  • Escolha a disposição e tipo de canal, pode ver aqui um exemplo totalmente personalizado:
  • Adicione descrição, redes sociais e endereços web pessoais e profissionais
  • Tire partido dos canais em destaque, onde pode promover parceiros, beneficiando ambos com isso, pois sempre que alguém o subscreve são apresentadas de seguida, sugestões para outras subscrições em destaque
  • Crie playlists (listas de reprodução) dos vídeos enviados de acordo com temas
  • Crie e carregue uma imagem de fundo personalizada para o canal
  • Defina também a sua imagem do canal (avatar), realçamos que pode usar imagens com extensão PNG, o que lhe permite usar transparência, que pode ter utilidade criativa e diferenciadora (tal como no twitter)
  • Defina um vídeo de arranque do canal, que pode ser algo a dar destaque temporário
  • É possível ganhar dinheiro, recebendo uma parte das receitas geradas com publicidade relacionadas com os seus vídeos, ficando também com funcionalidades adicionais no seu canal. Pena que em Portugal ainda não esteja disponível, para já. Mas pode ver mais informações aqui, caso resida noutro país:

Editor de vídeo online

  • Corte e separe vídeos directamente on-line no youtube. Particularmente interessante se tiver um vídeo de um evento, que apesar de durar 30 minutos ou 1 hora, pode mantê-lo e criar vários a partir deste, contendo títulos e palavras-chave distintas de modo a optimizar para pesquisa, tendo ainda a vantagem de poder interpretar as estatísticas que lhe vão dizer que parte da conferência gera mais interesse
  • Faça correcções rápidas de estabilização de imagem, cor, brilho e contraste. Para além disso pode ainda usar efeitos e juntar vários vídeos seus, dando origem a um novo.


Crie e edite vídeos

“Mas eu não sei criar e editar vídeo…”, é o pensamento que ainda pode permanecer na sua rede social de neurónios. Use o MS Power Point 2010 para converter uma apresentação que tenha, em vídeo HD720. Para isso basta que mude do formato 4:3 para 16:9 antes de fazer a apresentação. Elabore algo simples, sóbrio e criativo, converta depois em vídeo para ficar surpreendido com os resultados. Se pretender criar slideshows, juntar imagens, outros vídeos, música de fundo, narrações, títulos, legendas e outras funcionalidades essenciais, use o novo Windows Movie Maker 2011, que é uma versão realmente boa e gratuita, para quem não tem tempo a perder. Podem parecer sugestões amadoras, que na verdade são, mas com o seu bom gosto vai conseguir resultados que não imaginava serem possíveis em tão pouco tempo. Se quiser criar vídeos a sério, pode passar para o Avid Studio ou ao nível Hollywood com Adobe Premieire e After Effects. 
Se tiver um vídeo sem qualidade, então temos uma solução: não o publique no youtube! 
Envie apenas vídeos bons, tanto no seu conteúdo, como na visualização. Pelo menos em HD720, um bitrate de 6Mbits preferencialmente e som à altura.

O vídeo

Se decidir adicionar legendas ao vídeo, faz muito bem. Porque basta carregar o respectivo ficheiro de texto no idioma nativo, abrindo a possibilidade de ficar com tradução automática para uma infinidade de outras línguas, expandindo assim o mar de oportunidades de poder navegar até ao outro lado do mundo.

As Notas também podem ser usadas dentro de vídeos, permitindo criar, entre outras coisas, ligações entre vídeos e mais importante que isso, link directo para subscreverem o seu canal. Lembre-se que obter subscritores permite-lhe um crescimento mais rápido, pois eles vão ser notificados quando carregar um novo vídeo, aumentando assim a possibilidade de um crescimento exponencial.

Responda sempre a todos os comentários de todos os vídeos, só assim vai conseguir ter uma comunidade verdadeiramente ligada e atenta, atraindo mais atenção e relevância da web.

O Google Insights é uma ferramenta altamente recomendável, que serve para saber qual a procura sazonal de um produto, definição de nomes para domínios e empresas, publicidade, criação de artigos, e neste caso para dar nome a vídeos com base nos termos mais pesquisados.

Se quiser ir mais além, pesquise por vídeos relacionados com a sua área de interesse ou profissional, ordene pelo critério de vídeos mais vistos e clique naquele que esteja relacionado com algum que já tenha publicado. Utilize a funcionalidade “responder com vídeo”, escolha para resposta um vídeo realmente relevante, para que seja aprovado e ganhando assim visualizações extra através de uma larga audiência já conquistada.

Como regra de ouro, para além de atribuir um bom nome ao vídeo, tags e descrição, adicione  na descrição o link directo para mais informações relacionadas com o vídeo, sendo que apenas fica clicável se colocar o http:// antes do endereço. Uma pequena dica, mas que a maioria dos utilizadores e empresas desconhecem.

Website

Se possível crie um artigo no site, incorpore o vídeo (embed) e escreve meia dúzia de linhas relevantes. Depois coloque o URL desse artigo que acabou de publicar na descrição do vídeo, garantindo assim, aos olhos das aranhas do Google, que o vídeo é seu e o SEO (Search Engine Optimization) vai lhe trazer mais visitas. Pode também criar um vídeo que ajude a ilustrar o conteúdo do site, como é o caso do vídeo que está junto com este artigo.
Existem plugins para Wordpress e extensões para Joomla, muito interessantes, caso use um destes CMS.

Algumas ideias do que pode publicar

  • Vídeo cómico, fora do comum, autêntico, partilha de conhecimento, emocional, etc
  • Conte histórias (por episódios)
  • Slideshow de um evento
  • Converta uma apresentação Power Point em vídeo
  • Um excerto de uma formação ou evento privado
  • Apresentação institucional
  • Promoção de um serviço ou produto
  • Apresentação ou ajuda de como usar um site ou software.

Integre no facebook

  • Partilhe vídeos com link na descrição, para que o efeito de rede aumente as visitas no seu site (partilhe também no twitter e likedin)
  • Integre o canal youtube dentro do facebook, através de uma aplicação num dos separadores
  • Apesar de enviar vídeos no facebook ser em alguns casos mais simples, carregue sempre no youtube, tem muitas vantagens em fazê-lo. Apesar de os vídeos do facebook terem outras vantagens face ao youtube (privacidade, miniaturas, visibilidade, duração, identificação, etc).

Estatísticas

As novas estatísticas estão muito poderosas. Ao estilo do Google Analytics, descubra dados valiosos através dos indicadores, que lhe fornecem informação para ajustar a sua estratégia de Vídeo Marketing.

Comece agora a trabalhar em vídeo, com a ajuda deste manual de primeiros passos: o Youtube Playbook

Sabia que agora já é possível inserir anúncios de publicidade dentro dos seus vídeos gratuitamente? Is a feature, not a bug!



Fonte: http://www.marketingportugal.pt/index.php/pt/artigos-home/120-marketing-digital/345-youtube-or-not-to-be

blog comments powered by Disqus