Livros Marketing Digital

curso-online-facebook-redes-sociais

Subscreva Canal

Internet

Continuar...

marketing digital

marketing digitalNa quinta-feira, 5 setembro das 16:30 às 18h, no programa Sociedade Civil da RTP2, o tema será Internet: resposta para expandir negócios. Vasco Marques é um dos convidados, para falar de Marketing Digital. Para além de comentar sobre o tema, será apresentado o seu livro, um curso online grátis e lançamento de um novo projeto baseado numa Web TV para Negócios na Internet.

Texto de abertura do programa: "Mais de 20% das pessoas que frequentam redes sociais compram um produto ou serviço de uma determinada empresa porque um amigo gosta ou segue a marca online. Estatísticas mostram que 1 em cada 5 tweets estão relacionados com marcas e mais de metade dos consumidores acha arriscado fazer uma compra de uma marca de que nunca ouviu falar.
Os argumentos são muitos e cada vez mais para que todos os empresários marquem presença online. Mas como deve ser gerida essa presença? Em que plataformas devem estar mais ativos? Como pode um negócio fintar a crise com a ajuda da Internet e até crescer?"

Resumo

Continuar...

Redes Sociais

Vasco Marques aborda as vantagens das hashtag no Facebook e dá algumas recomendações sobre formas interessantes de tirar partido desta ferramenta das redes sociais.


vasco marques marketing digitalAs hashtags, tiveram início no Twitter em 2007. Mas atualmente são utilizadas por várias redes sociais: Instagram, Google+, Pinterest, Tumblr, entre outras.

Serve para associar publicações a um ou mais temas, de modo a que se clicar nessa hashtag (palavra clicável com um cardinal) consegue ver uma listagem de todas as publicações do mesmo tema, sejam de perfis ou páginas.

É realmente uma ferramenta útil, que o facebook acabou por introduzir em junho de 2013. 

Interessante utilizar para:

  • Eventos
  • Produto ou serviço
  • Nome de empresa
  • A cidade associada ao evento ou publicação
  • Setor ou assunto relacionado com publicação
  • Programas de TV

O vídeo abaixo aborda este tema: 



A nova pesquisa social
Através da nova pesquisa social (disponível para alguns perfis) também torna-se interessante o uso da hashtag. Se ainda não tiver esta nova pesquisa, altere o idioma do seu perfil para Inglês e já pode beneficiar desta nova ferramenta de busca. De qualquer modo, pode na pesquisa antiga do facebook, escrever #vascomarques para obter resultados organizados cronologicamente sobre o tema que escolheu. É interessante para benchmarking ou saber o que está a ser publicado sobre um assunto, que tenha sido devidamente identificado.

Revolução ou não?
Apesar de ser muito interessante, não vai revolucionar nada na sua estratégia. Use como complemento, para acrescentar valor na organização de conteúdos, para a fatia de público interessando na sua utilização. Use sempre que fizer sentido, não precisa de ser em todas as publicações.

Dicas para melhores resultados com hastags:

  • Pode usar _ mas não pode usar espaços
  • Pode usar caracteres especiais, como til, cedilha, acentos, etc
  • Certifique-se que é original, caso seja para associar a algo seu
  • Pode associar nome da empresa ou marca
  • Caso seja tudo junto, sem espaços, verifique que fica um nome perceptível, não formando outras palavras ou compreensão diferente
  • Use apenas palavras que fazem sentido, não tente usar palavras que são mais populares, se não forem relevantes


Curiosidades interessantes:
  • Depois de pesquisar, aparecem outras palavras relacionadas
  • Ao ver a publicação, uma foto por exemplo, no topo aparecem mais palavras relacionadas, que são clicáveis
  • Pode criar conteúdos baseados na hashtag que acabou de pesquisar, repare que agora as sua actualizações de estado passou a incluir já a sua pesquisa de hashtag, depois de efectuar pesquisa
  • Só estarão visíveis publicações que tenha permissões de visualização, tal como outra publicação sem hashtag. Embora se estime que cerca de 30% dos perfis, por defeito seja como público. Já numa página, por defeito, ficará visível para todos. Por isso, num evento, por exemplo, terá de informar as pessoas que devem colocar o post com a foto ou vídeo como público, para que depois consiga ver ou a rede de pessoas que participaram no evento com a hashtag que indicou
  • Um comentário com hashtag, não aparece na pesquisa (no twitter aparece sempre). Assim quem comenta não consegue controlar que palavras fazem associar a determinada pesquisa
  • Por enquanto ainda não funciona em mobile
  • Pode editar uma publicação, uma foto por exemplo, e acrescentar ou alterar hashtag, que é muito útil



Comece a utilizar #hashtags
Se definiu uma nova para um assunto, evento, produto, etc, divulgue-a. Não adianta definir uma hastag única e interessante, se não a divulgar por todos os canais de comunicação que dispõe, não se fique apenas pelo facebook.

Utilize também no seu perfil, para os assuntos que fizerem sentido. É uma questão de hábito!

Ouça ou faça download do mp3 de um podcast sobre o assunto
Costuma utilizar hashtags no facebook?

Artigo de opinião escrito por Vasco Marques, especialista em Marketing Digital para o Tek Sapo, em http://tek.sapo.pt/opiniao/opiniao_pesquisa_social_e_hashtags_no_faceboo_1330161.html

Redes Sociais

Novas estatísticas facebook:

Continuar...

marketing digital

Ainda há muito a fazer no Digital!
Realizámos mais de 100 eventos, por todo o país e em diversas áreas do Marketing Digital. O contacto com alguns milhares de pessoas e empresas, permitiu-nos perceber que realmente existiu uma evolução interessante nos últimos 2 anos, mas ainda assim há muito por fazer na área digital – aquela que tem um potencial incrível especialmente neste momento de crise.

Veja no dossier PME do Jornal Económico, opinião de Vasco Marques, sobre a utilização de Marketing Digital (Pág. 9):

O Digital está em contraciclo
O canal digital tem a grande vantagem de permitir implementar mais rapidamente e obter melhores resultados com um investimento potencialmente inferior, para além disso é o único canal, em grande escala, onde é possível medir com exactidão o retorno do investimento (ROI).

Já têm , mas pouco
Nos eventos gratuitos, formações e cursos online, no momento de inscrição fazemos um pequeno inquérito, para perceber melhor a audiência. Num dos eventos realizados recentemente com o tema Google  e Negócios na Internet, obtivemos alguns dados interessantes, baseados numa amostra significativa de 230 pessoas que responderam:

  • 7% tem site mobile
  • 29% já fez publicidade no Google
  • 50% tem website
  • 66% tem perfil na rede social Google+

Isto significa que, de uma audiência já predisposta ao tema e com vontade de aprender mais, os dados não são muito confortáveis como seria de esperar. Agora imagine as empresas que ainda não estão sensibilizadas para estas temáticas, as percentagens descem muito mais.  Pensarmos que apenas 7% tem site mobile, quando a maioria tem acesso à internet por smartphone, é preocupante. Ou que apenas cerca de 30% fez publicidade no Google, quando é um meio de vendas com um retorno espectacular, também significa que ainda nem todos têm visão para o essencial, o obrigatório.

Continuar...