Clique aqui para ver cursos online em promoção! ◄ Aumente as suas competências e oportunidades, plataforma e-Learning, dias e horários desejados, ao seu ritmo.
banner-master-marketing-digital-360

Subscreva Canal

Escolha um curso online

Mais vistos este mês

Cursos on-line

Crie sites profissionais com Wordpress
De uma forma simples e rápida coloque as suas ideias e projetos on-line. Desde o site pessoal com portfólio, site institucional, portal ou loja on-line. Oferta 60€ Google AdWords.
Facebook Empresas e Redes Sociais
Domine as páginas e aplicações para obter o máximo desta rede social. Vá mais além e integre o facebook com o seu site e outras redes sociais. Truques e dicas avançadas.
Marketing Digital e e-Business
Qual a melhor estratégia para o seu projeto ou organização? O que fazer para o colocar em prática e medir resultados? A web está em contraciclo. Implemente ideias com ROI.
MS Excel 2010 e 2013
Este curso aborda desde assuntos essenciais, área financeira, gestão, controlo, estatística e outras áreas. Muitos exercícios práticos. Formador certificado pela Microsoft.
Photoshop CS5 e 6
Tutoriais de tratamento de fotografia, otimização para web e redes sociais, montagens, apresentações, correções, remover objetos, criação de cartazes e flyers.
Google AdWords
Faça publicidade atrativa em imagem, interativo e vídeo. Use técnicas de ReMarketing para mostrar anúncios relevantes aos seus potenciais clientes.
Mobile Marketing
O seu site está otimizado para mobile? Quer criar uma aplicação de uma forma simples? Não sabe como criar QR Codes para vender? Quer criar anúncios e landing page mobile?
Edição de Vídeo
Para além de editar vídeo vai aprender a criar um slideshow, documentário, institucional, evento, apresentação da empresa, produto, vídeo viral, CV, cenário virtual e muito mais.

Agenda Eventos

Siga-me no Google+

artigos

Crie agora o seu website
Por: Vasco Marques (*) 

Tem perfil ou página facebook? Claro, mas não chega.

Independentemente da sua situação, o mais provável é que precise de um site para facilitar a concretização dos seus objetivos. 

Se estiver desempregado, quiser mudar de emprego, em regime de freelancer ou está à procura de novas oportunidades profissionais, é fundamental ter uma presença on-line diversificada. Comece pelo site, depois facebook, linkedin, youtube, google+, twitter, slideshare e scribd. São as essenciais, mas pode e deve ter mais, de acordo com a sua área. Por exemplo, para portfólios use o pinterest ou flickr. Na área de arquitetura e decoração, a escolha deve ser o houzz.com. Se pretende publicar palestras, aulas, DJ set, músicas ou outros recursos em áudio, então use o soundcloud.com. Portanto, tenha uma presença online de acordo com o seu perfil profissional. 

Qual a estrutura do site?
Nas redes sociais, é fácil criar conta. No entanto ter um site, para além de não ser assim tão simples, pode implicar custos. Vamos orientar de como o pode fazer, da forma mais simples e gratuita, ou então da maneira mais profissional com custos muito reduzidos. 

Veja esta proposta, simplista, de uma possível estrutura de site, que corresponde ao menu principal: 

como criar site gratuito

O menu deve ser horizontal e deve ter entre 5 a 10 itens, mas cada um deles pode ramificar em mais submenus. O menu secundário, pode estar no topo ou no rodapé, normalmente mais pequeno com links menos relevantes para a maioria dos visitantes.

Conteúdos
Se sabe trabalhar num processador de texto, sabe escrever artigos no wordpress. 
Para além dos conteúdos base do seu projeto, empresa, setor ou área profissional, se possível dinamize uma área de blog com atualizações semanais, no mínimo. Pode inspirar-se recolhendo informações tornando-se fã e subscrevendo newsletters de sites relacionados. Para além disso crie algumas pesquisas programadas no Google nas áreas de conhecimento que tem interesse. Tanto o vídeo como a imagem, são fundamentais. Use boas imagens gratuitas e livres de direitos de autor emwww.stockvault.netwww.sxc.hu ou veja uma lista de 300 sites recheados de excelentes imagens livres para usar em www.vascomarques.net/imagens

Deve colocar a informação mais importante no primeiro ecrã (antes de fazer scroll) e do lado esquerdo, pois o comportamento natural de leitura e atenção é em formato “F”. 

Existem muitos serviços de newsletter, mas recomendamos estes: feedburner é totalmente gratuito, mas tem pouco controlo na plataforma; e-goi é português e podesubscrever gratuitamente uma conta até 500 emails; mailchimp em inglês gratuito até 2000 mails. Escolha a solução mais simples e rápida. 

Crie conteúdos originais de qualidade, imagens e vídeos. Escreva para outros blogs, com boa reputação, com referência do link para o seu site. 

Não se esqueça de integrar conteúdos social media: issuu (PDFs desfolháveis), youtube (vídeos), scribd (documentos), slideshare (apresentações), soundcloud (áudios), flickr (álbuns de imagens) e outros. 

Vamos criar o seu site Para criar um blog ou website pode usar por exemplo ohttp://pt.wordpress.com ou www.blogger.com que são gratuitos, o que lhe deixa sem desculpa para esta presença online onde pode publicar conteúdos relacionados com a sua área de interesse profissional. A grande vantagem do site é que controla a plataforma e os conteúdos (mais ou menos dependendo da solução). No entanto para uma verdadeira presença no formato de website deve registar um domínio e contratar um alojamento (desde algumas dezenas de euros por ano), instalando o wordpress ou joomla para criar o seu website com estas plataformas open source e gratuitas. 

Comece agora e crie o seu site em www.wordpress.com e siga este passo a passo em vídeo 



O que é o wordpress?
O wordpress é um software livre para a criação e gestão de conteúdos web que lhe permite criar e atualizar facilmente um site/blog. Considerada uma das maiores e mais dinâmicas ferramentas do género, sendo utilizado por grandes empresas como o WSJ, The New York Times, Nasa, Microsoft, TechCrunch, TED, CNN, etc. Existem mais de 55 milhões de blogs, 337 milhões de pessoas vêem mais de 2,5 mil milhões de páginas mensais e 500 mil novas publicações diárias que geram 400 mil comentários. E estamos a falar apenas de sites alojados no wordpress.com, sem contabilizar aqueles que estão no seu próprio alojamento, estimando-se que seja 17% dos maiores sites do mundo (alexa top 1 milhão) e 48% dos top 100 blogs. Recentemente o facebook lançou um plugin wordpress para facilitar integração entre as duas plataformas. 

Se a ideia é ter vários utilizadores a escreverem conteúdos, não pode fazer melhor escolha. Para além de ser uma excelente ferramenta de base, as suas funcionalidades podem ser estendidas através de milhares de plugins, ou pode mudar o aspeto gráfico facilmente através dos themes (temas). 

Nativamente já vem otimizado para motores de pesquisa, o que é bom. Quem não quer aparecer nos resultados de pesquisa do Google? Mas não se esqueça de criar uma conta no webmaster tools para monitorizar o seu site com os olhos do Google e utilizar técnicas de Search Engine Optimization. 

Apesar de wordpress.com ser gratuito e bom, tem as desvantagens de não ter o seu domínio, não pode instalar plugins e temas adicionais, a não ser que pague. E isto faz toda a diferença se tiver um projecto a sério. Mas se não souber bem no que vai dar a sua ideia, não espere, experimente agora e depois evolua para a versão paga no wordpress.com ou instale no seu servidor, fazendo download no wordpress.org ou peça ajuda ao seu fornecedor de alojamento. 

Personalize o layout e aspecto gráfico
Pode consultar aqui muitos temas gratuitos. Atenção, se vai criar um novo site, pense mobile. Muitos utilizadores acedem de um smartphone ou tablet. Tem duas opções: ou cria um site mobile (existem plugins pagos para isso, que justifica o investimento) ou escolhe um tema responsive (que se adapta aos diversos tamanhos dos monitores) para o site ser corretamente visualizado em qualquer dispositivo, seja computador ou telemóvel. Para lhe facilitar a vida, comece por este que escolhemos:http://themify.me/themes/itheme2 que é gratuito e responsive – é raro encontrar algo com esta qualidade e sem custos. Se puder investir algumas dezenas de euros, ficará muito satisfeito com estes temas sofisticados

Que funcionalidades deve ter?
Depois de ter o seu wordpress pronto no servidor, existe um sem fim de plugins para tornar o seu website poderoso. Para além dos essenciais que propomos, vá pensando no assunto e escreva. Não se preocupe se isso é ou não possível e qual o grau de dificuldade. Mais tarde pergunte ao Google ou a alguém que entenda do assunto para lhe dar uma ajuda. 

Essenciais

Por tipo de site:


Quando tiver o seu site pronto, pode depois começar a pensar nas próximas etapas. Existem muito mais coisas interessantes que pode fazer, por exemplo: o utilizador tem de partilhar nas redes sociais para ver um determinado conteúdo ou fazer download, criar um separador personalizado da sua página no facebook através do wordpress (e ser gerido no wordpress, centralizando assim os conteúdos), captar emails dos visitantes facilmente, chat com potenciais clientes, maior integração com redes sociais e muito mais. Para despertar a sua curiosidade, pode pesquisar estes e outros plugins premium wordpress

(*)Ao longo de mais de 10 anos Vasco Marques tem-se dedicado ao desenvolvimento e gestão de e-Business. Possui um MBA (Master of Business Administration) com especialização em Sistemas de Informação e e-Business. É também docente no ensino superior, em disciplinas de licenciatura e pós-graduações em áreas relacionadas com redes de informação, e-Business, ferramentas digitais e marketing digital.
Possui vasta experiência profissional e formativa em tecnologias de informação e comunicação, desenvolvimento web, redes sociais, computação gráfica e multimédia.
É Microsoft Certified Trainer (MCT) e Google Certified Professional.

Fonte: http://tek.sapo.pt/tek_expert/tek_expert_crie_agora_o_seu_website_1268136.html 
blog comments powered by Disqus